VOCÊ CONSEGUE SIM!! NÃO DESISTA!

A prática de exercícios em academias é algo que a maioria das pessoas encara porque busca algo que essa prática lhe oferece e não porque gosta da atividade em si.
Muitas vezes fica difícil permanecer na academia porque o cansaço e a dor aparecem reforçando a ideia de que não vale a pena abrir mão de outras coisas ou compromissos para fazer algo que não se gosta e que, além disso,traz indisposição e desmotivação no dia a dia. Vários pesquisadores já confirmaram este fato como um dos principais motivos que levam as pessoas a desistirem (Deci e Ryan, 2000; Gomes e Capelão, 2012, Cocca et al., 2013).

Essa história de que toda pessoa que inicia a prática de exercícios vai sentir dor até se adaptar NÃO É VERDADE! Como diz Ajzen, o criador da teoria do comportamento planejado, as experiências anteriores em relação à prática de exercícios é um fator de extrema importância para as pessoas e influenciam na motivação para iniciar essa prática ou permanecer nela.Outros estudiosos concordam com essa ideia (Teixeira et al., 2012; Kakiakangas et al., 2009; Garcia et al., 2012; Hogan et al., 2013; Lobo et al., 2015).

Jamais uma pessoa deve começar essa prática relacionando-a com fatores negativos mais do que com fatores positivos. A adaptação ao exercício vai depender da prescrição do treino e da conscientização que o praticante tem sobre a influência do seu comportamento no cansaço e na dor, ambos orientados pelo profissional.

As pessoas costumam associar a dor e o cansaço à sua incapacidade ou inabilidade em relação a prática de exercícios. Pois digo: Não se preocupe, VOCÊ CONSEGUE SIM!! Tudo é uma questão de tempo, disciplina e boa orientação. É necessário um período de adaptação e esta deve acontecer respeitando o tempo e a condição física de cada um. A prática de exercícios não deve gerar desmotivação e incapacidade, pelo contrário ela deve ajudar as pessoas a sentirem mais vigor, disposição, energia e saúde no seu dia a dia. Portanto NÃO DESISTA!!

Escrito por: Samyra Nery Machado

Comentarios

Comentarios