Como está a venda da avaliação na sua academia?
Caros colegas de profissão e/ou donos de academias, esta carta é uma reflexão sobre problemas que vimos enfrentando por muitos anos no mercado de academias e agora me coloco na posição de dar uma sugestão baseada em muito estudo sobre o assunto e muitas conversas que já tive com donos de academias. Meu objetivo é apresentar uma solução.
Convido cada um a refletir: Como está a venda da avaliação na sua academia? Seus resultados são satisfatórios? Quem é o professor responsável pela avaliação? É o mesmo professor que acompanha o treinamento do seu cliente? Qual professor você acha que tem mais conhecimento para analisar os resultados da avaliação fazendo uma relação com a assiduidade do cliente e o treinamento que ele realiza? Qual é o professor que tem uma relação de maior proximidade com o seu cliente para motivá-lo quando os resultados não forem como esperado, para incentivá-lo a chamar um parente ou um amigo quando ele estiver bem satisfeito com seus resultados?
O seu professor tem preparo técnico para estabelecer uma relação de confiança com o cliente, para motivá-lo a treinar, a buscar resultados e incentivá-lo a trazer novos clientes?
Estou falando de atendimento, de gestão de clientes, de técnicas de vendas, de uso dos resultados da avaliação para gerar fidelização e captação de clientes.
Você já se perguntou por que a maioria das pessoas não estão na academia sendo que o que se oferece lá traz resultados tão significativos e importantes para a vida de qualquer ser humano?
Com certeza a falta de conhecimento não é, pois os meios de comunicação abordam estes resultados incansavelmente todos os dias.
Acredito que estamos trabalhando ou seguindo no caminho errado, senão os resultados estatísticos não seriam tão ruins.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (2008) mais de 60% da população mundial não realiza exercícios físicos com frequência a ponto de obter os resultados da mesma. Das pessoas que iniciam a prática de exercícios em academias, 50% delas desistem nos primeiros seis meses (Marcus et al., 2000).
Vários estudiosos (Gomes, 2016; Lobo et al., 2015; Cocca et al., 2013; Hogan et al., 2013; Teixeira et al., 2012; Gomes e Capelão, 2012; Garcia et al., 2012; Johansson et al., 2011) têm estudado os motivos que levam as pessoas a ingressarem a prática de exercícios nas academias e os motivos que as levam a desistirem dessa prática ou a permanecerem na mesma. Estudando a população que frequenta as academias e a população que não consegue estabelecer um comportamento efetivo de prática de exercícios eles perceberam que os motivos principais ou mais recorrentes estão relacionados a QUESTÕES PSICOLÓGICAS. São questões sobre as quais nós não atuamos de forma intencional, porque os profissionais não estão preparados para essa atuação, talvez não tenham sequer informação sobre essas questões.
Basta observar uma ficha de anamnese da maioria das academias e você verá que os aspectos abordados são físicos, pautados no estado de saúde, de histórico de exercícios, nos objetivos com a prática de exercícios, hábitos alimentares etc.
Venho estudando estratégias para mudar este cenário e começaria como sugestão para solucionar esse problema o treinamento dos profissionais para realizarem avaliação física usando testes de fácil aplicabilidade e que não necessitem de materiais onerosos, além do treinamento de vendas, negociação e ferramentas para fidelização, captação e gestão de clientes. Aí estão dois cursos para incentivarem seus professores a fazerem, essa é uma parceria que ambos saem ganhando, tanto o profissional quanto o dono da academia, portanto dê o seu incentivo para o seu profissional que é interessado e busca se desenvolver.
Meu nome é Samyra Nery, tenho uma empresa de formação de profissionais: PRIMORATO, deixo meu mini-currículo (abaixo) para que me conheçam um pouco mais. Estarei à disposição para quem quiser saber mais detalhes dos cursos que vamos oferecer nos dias 10 e 11 de junho sobre avaliação física e 24 e 25 de junho sobre coaching, vendas e negociação.
Whatsapp – (62) 998619419 / email – samyra.nery@primorato.com.br
.Currículo
Samyra Nery Machado Mello
Formação
Graduação: Educação Física – UEG – Goiânia – GO / Fevereiro de 1997
Especialização: Fisiologia do Exercício – FMU – São Paulo – SP/ Julho de 1999
Treinamento de força – UGF – Rio de Janeiro – RJ / Setembro de 2002.
Mestrado: Atividade Física e Saúde – UCB – Brasília-DF/ Março de 2005
Cursos
Certificação em coaching – SLAC (Sociedade Latino-Americana de Coaching) – 2016
Alta Performance em Vendas – Dale Carnegie – 2015
Relações Humanas e Comunicação – Dale Carnegie – 2013
Experiência com docência
.Fevereiro de 1999 a Julho de 2000 – Docente da graduação do curso de Educação Física da UEG – Goiânia
.Fevereiro de 1999 a Julho de 2004 – Docente da graduação do curso de Fisioterapia da UEG – Goiânia
.Julho de 2004 – Docente da pós graduação do curso de Educação Física da UEG – Goiânia
.Janeiro de 2000 – Julho de 2001 – Coordenadora da pós graduação de Fisiologia do Exercício da Universidade Gama Filho – RJ, realizada em Goiânia
.Julho 2001 – Dezembro de 2002 – Coordenadora da pós graduação da Universidade Gama Filho – RJ, em Goiânia de Treinamento de Força
.Julho de 2009 – Julho de 2010 – Docente da graduação do curso de Educação Física da UEG- Goiânia
.Fevereiro de 2006 – Hoje – Docente da Graduação do curso de Educação Física da Universidade Salgado de Oliveira nas disciplinas de Treinamento de força, de Fisiologia do Exercício e de Ginástica de Academia.
.Atualmente participa de bancas de TCC na graduação da Universo e na pós graduação da UNIP.
Experiência profissional
.Março de 2001 – Julho de 2007 – Coordenadora da área de Treinamento de força da Academia Átrio (atual Bodytech) – Goiânia /Goiás
.Julho de 1997 – Hoje – Personal trainer na área de Treinamento de força – Goiânia/Goiás.
.Maio de 2010 – Hoje – Proprietária da PRIMORATO – Aprimoramento e Aperfeiçoamento Profissional na Área da Saúde – Goiânia/Goiás.
Publicações Importantes
.Artigo – Effect of high versus low-velocity resistance training on muscular fitness and functional performance in older men. European Journal of Applied Physiology, 2007.(Revista Qualis A)
.Publicação em Anais – Power training versus tradicional resistance training to improve physical function in older men. Annual Meeting of the American College of Sports Medicine – Indianápolis, 2006.
.Publicação em Anais – Efeitos do treinamento resistido de potência nas habilidades funcionais em homens idosos. Simpósio Internacional de Ciências do Esporte – São Paulo, 2005
Tag:ajuda a emagrecer, alimentação, antes e depois, antes ou depois do aeróbico, aparelhos, APRIMORAMENTO, aumenta o peso, CAROL NERY, CINESIOLOGIA, como fazer musculacao intima, como funciona, como secar, como surgiu, como treinar, CONCISA, CURSO, CURSOS, DESENVOLVIMENTO, dieta para quem faz, DIPLOMA, EDUCACAO FISICA, em jejum, EMAGRECIMENTO, EVENTOS, FACULDADE, Feminina emagrece, FORMULA, FUTEBOL, GESTAO, HORAS, LIBERACAO MIOFACIAL, MARKETING PROFISSIONAL, MUSCULACAO, musculação emagrece porque, na adolescência, na gravidez, o que comer após, o que musculação, o que significa, PALESTRA, para emagrecer, para que musculação, para que serve, porque fazer, pos parto, PRIMORATO, PROFISSIONAL, quais doencas a pode prevenir, quais os benefícios, qual o melhor horário, quantas calorias perde, quantas repetições, quantas series, SAMYRA NERY, UNIVERSIDADE, UNIVERSO